Sabemos que para a utilização das mídias na educação, de forma geral, e mais especificamente, do uso dos textos impressos e da linguagem de hipertexto é necessário a compreensão de alguns conceitos básicos referente aos diferentes impressos, e principalmente, das novas linguagens digitais como o hipertexto, hipermídia, multimídia entre outros. Este aprofundamento auxilia o professor na utilização destes materiais como abordagem didático-pedagógica e meio de reflexão e expressão. Desta forma, foram selecionadas algumas indicações de leituras e autorias em suporte digital que contribuíram no aprofundamento sobre questões relacionadas ao material impresso, a linguagem de hipertexto, gêneros digitais, como também o uso das novas tecnologias como recurso pedagógico.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002. O autor mostra como o mundo digital está alterando a relação do leitor com o texto impresso, e discorre sobre a transformação do próprio conceito do livro.
COSCARELLI, Carla V. (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autentica, 2002. Aborda a relação entre Informática, Linguagem, Educação e Cognição e os textos oferecem visões diferentes sobre vários aspectos da informática aplicada à educação. Apresenta uma introdução às discussões relacionadas ao uso de novas tecnologias, acompanhada de uma reflexão teórica sobre a informática na educação e algumas experiências educacionais que empregam a informática como recurso pedagógico.
MARCUSHI, Luiz A.; XAVIER, Antonio C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. Aborda e discute as principais modificações promovidas nas atividades lingüístico-cognitivas dos usuários, a partir das inovações tecnológicas e de como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela. Trabalha conceitos de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino a distância mediados pelo computador.
RAMAL, Andréa C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. Analisa mudanças, nos modos de pensar, de aprender e de relacionar-se com o conhecimento hoje. Apresenta subsídios para os educadores utilizarem com facilidade e proveito a Internet na sala de aula, incitando-os a assumir um novo perfil e transformando os conceitos e as práticas atuais na educação. Capítulos: Monologismo; Polifonia; Redes; Invenções; Limites.
VILLAÇA, Nízia. Impresso ou eletrônico?: um trajeto de leitura. Rio de Janeiro: Mauad, 2002. Reflete sobre alguns aspectos da passagem da cultura impressa à eletrônica e algumas de suas implicações filosóficas, políticas, sociológicas, sublinhando a importância do lugar da arte literária na antecipação do imaginário da Internet e a importância das negociações que estas passagens exigem do corpo ante os novos desafios aos processos de subjetivação.
Fonte: Extraído do Curso de Mídias na Educação
Boas Leituras!!!
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